Envie esta página a um amigo!

domingo, 16 de novembro de 2008

Jóia de muito valor



Em uma antiga cidade havia um sábio. Nessa mesma cidade morava um rapaz muito desajeitado. Todos riam dele. Tudo o que ele fazia dava errado. Quando havia alguma tarefa que exigia certa habilidade, as pessoas diziam para ele: você não precisa tentar,você não vai conseguir mesmo...

Cada dia que passava aquele rapaz se sentia pior. Ele ficava envergonhado por ser tão desajeitado. Por que ele não era como as outras pessoas? O que havia de errado com ele? O que ele podia fazer para modificar aquela situação? Ele queria deixar de ser um inútil...

De repente ele se lembrou do sábio. O sábio certamente teria algum conselho útil para ele. Ele foi quase correndo ao encontro do sábio. Quando chegou na casa do sábio ele gritou, gritou e gritou, bateu palmas, mas ninguém atendeu. Quando ele estava quase desistindo, resolveu bater na porta, e, para sua surpresa, ela estava aberta. Ele entrou devagarinho e encontrou o sábio assentado absorto remexendo em alguns objetos. Ele disse: - Mestre, o sábio levantou os olhos, um pouco irritado por estar sendo interrompido. Preciso da sua ajuda. O sábio voltou a se ocupar dos seus objetos e disse para ele voltar outra hora porque naquele momento estava muito ocupado. O rapaz insistiu porque queria muito ter uma vida normal. Diante da insistência do rapaz, o sábio disse: - bom, talvez eu possa te ajudar se você me fizer um favor. O rapaz respondeu depressa. - Claro, faço qualquer coisa...

O sábio disse: - é muito fácil. Vá até o mercado e venda este anel, mas não venda por menos de mil reais.

O rapaz ficou entusiasmado. Era muito fácil. Ainda era cedo e ele teria muito tempo para vender aquele anel. Depois, o mercado era lugar de muita gente, não seria nada difícil. Pegou o anel das mãos do sábio e saiu cantarolando.

Chegou no mercado e o burburinho de vozes já era bem volumoso, sinal de que o dia seria bem movimentado. O rapaz resolveu oferecer na primeira barraca que encontrou. O dono da barraca olhou o anel com desprezo e disse: - o meu negócio é verduras, legumes e temperos porque eu compraria esse anel?

-Mas Senhor, o senhor pode dar de presente para sua esposa... respondeu gaguejando e já meio inseguro o rapaz.

- A minha esposa não come anel meu rapaz. E se não quer comprar nada, dá-me licença...

O rapaz ficou meio desapontado, mas não desanimou. Viu uma barraca com muitos adornos e pensou: com certeza ali eles vão se interessar pelo anel. Chegou na barraca, era uma moça muito bonita que estava atendendo. Ele ofereceu o anel e os olhos daquela moça brilharam quando viram aquela jóia. Ela colocou no dedo e sorrindo perguntou o preço. Quando ele falou o valor aquela moça fechou o semblante na hora. -Está louco moço, só quero comprar um anel. O preço do seu anel é quase o preço de toda minha mercadoria. É muito caro. Por esse preço você não vende este anel nunca.

O rapaz saiu meio sem graça, mas encheu-se de coragem e continuou em frente, pelo menos um anel ele seria capaz de vender.

Depois de várias tentativas, já com fome, o dia se acabando e o anel nas suas mãos, ele resolveu dar-se por vencido. Era realmente um fracassado. Ele tinha que admitir que não tinha capacidade de fazer nada. O sábio tinha lhe confiado uma tarefa tão fácil, mas ele não fora capaz de realizar.

Voltou cabisbaixo, triste e disse ao sábio: as pessoas têm razão quando dizem que eu não sirvo para nada. Eu não consegui vender o anel. Obrigada, o senhor não precisa falar nada, eu entendi.

O sábio olhou para ele curioso e perguntou: - entendeu o quê?

-Entendi que sou um ignorante mesmo, não sei nada e não dou conta de fazer nada. Eles disseram que o anel não vale o preço. Está muito caro. Disseram que com este dinheiro eles compram comida para uma família. Ninguém nem olhou o anel direito. E, as poucas pessoas que olharam, quando ouviam o preço quase me batiam.

O sábio pensativo, falou baixinho: - talvez eles tenham razão... Talvez eu tenha avaliado mal esta jóia, então virou-se para o rapaz e disse: - sei que você está cansado, mas gostaria que você levasse este anel para ser avaliado por um joalheiro, neste endereço.

Ele pegou o endereço das mãos do sábio e já ia saindo quando o sábio disse para ele: - não venda o anel. Mesmo que o joalheiro ofereça muito dinheiro, não venda.

O rapaz levou o anel. O joalheiro pegou o anel e ficou examinando durante bastante tempo. Então disse:- Quer vender este anel?

- Não, ele não é meu e o dono disse para não vender.

O joalheiro olhando maravilhado para a jóia dizia: - mas esta é uma jóia rara e muito valiosa. Fala com o dono da jóia que eu pago R$70.000,00 pela jóia. E se ele quiser mais, é só dar um tempo para que eu possa reunir o dinheiro.

O rapaz arregalou os olhos e perguntou: - é tão valiosa assim? O joalheiro respondeu: - na verdade, ela não tem preço, qualquer valor seria pouco diante da preciosidade dela.

O rapaz voltou saltitante para a casa do sábio. Ele ficava imaginando como o sábio receberia a notícia.
-Mestre, mestre, ele entrou gritando. O senhor não vai acreditar...

Calmamente, o sábio perguntou: - o que o joalheiro disse?

-Ele disse que dá R$70.000,00 ou o preço que o senhor pedir. Ele disse que este anel é uma jóia muito rara e muito valiosa.

O sábio então disse pensativo: Viu filho, eu fiz tudo errado. Mandei você vender uma jóia no mercado. No mercado eles não entendem de jóias... eles entendem de batata, de arroz de legumes, mas eles não entendem de jóias. Uma jóia precisa ser avaliada por um joalheiro... Assim acontece conosco, as pessoas não sabem nos avaliar. Só Deus sabe o nosso exato valor, porque foi ele quem nos fez.



Não sei como você tem sido avaliado, não sei o que as pessoas dizem a seu respeito, não sei se você está se sentindo um zero a esquerda... mas saiba que para Deus você é singular, especial, inigualável e de valor insuperável. Jesus, referindo-se ao ser humano disse que cada um de nós vale mais do que o mundo inteiro. Não há riqueza ou preciosidade que seja mais valiosa do que você aos olhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário