Envie esta página a um amigo!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Devocional


Salm0 23

1 - "O Senhor é meu pastor e nada me faltará".
Hoje temos muitos "pastores" tosqueadores de ovelhas. Pastores que usam a vida da ovelha para suprir suas próprias necessidades. Pastores que expõem as ovelhas ao perigo todos os dias; pastores que não conduzem, não guardam, não alimentam e muito menos dão descanso às ovelhas.
Mas o salmista não está se referindo a qualquer pastor. Ele utiliza-se da figura de um pastor de ovelhas para referir-se ao sumo pastor. Para descrever o cuidado pastoral de um pastor de almas, o salmista extrai da memória um relacionamento que ele conhecia tão bem. O relacionamento de um pastor e suas ovelhas, no oriente.
O salmista Davi foi um pastor de ovelhas. Ele conhecia bem os sacrifícios que um pastor de ovelhas era capaz de fazer para o bem estar de seu rebanho. Ele sabia o que era levantar-se cedo e, às vezes nem dormir para que suas ovelhas não fossem surpreendidas pelos lobos. Ele sabia o que era caminhar até a exaustão para encontrar a melhor pastagem para suas ovelhas. Ele sabia o quanto cada ovelha em particular era importante e amada pelo seu pastor. Ele as conhecia como a palma de sua mão. Sabia o que fazer para deixá-las tranqüilas e serenas. Sabia o que fazer para curar suas feridas. Sabia perscrutar cada perigo que espreitasse por elas. Ele sabia que o bom pastor amava suas ovelhas a ponto de dar sua própria vida por elas.
Para nós, uma leitura desavisada deste salmo, não tem muito significado. Muitos de nós, nunca sequer viram uma ovelha. Não sabem quais são os cuidados que elas requerem. Não sabem quanto custa horas e horas de isolamento no campo, tendo por companhia apenas o rebanho pastando. Então, a figura do pastor e também da ovelha não diz muita coisa.
O salmista, entretanto, descreve esse relacionamento com tanta riqueza de detalhes, que podemos conhecer em profundidade o dia-a-dia do pastor e seu rebanho.
Jesus também conhecia bem esse relacionamento, por isso refere-se a si mesmo como BOM PASTOR.
Vamos acompanhar através da visão do salmista, o que é ser um bom pastor de ovelhas.
No primeiro versículo deste salmo o salmista resume em uma frase a responsabilidade de um pastor de ovelhas. Ele supre todas as suas necessidades. Nada falta para as ovelhas. Davi , então, reconhece como pastor de sua alma apenas o Senhor. Só Ele supre cada uma de nossas necessidades. Só ele, foi capaz de dar sua própria vida para salvar a nossa. Só Ele nos conhece , em particular, tão profundamente e continua nos amando. Só Ele pode nos guardar e proteger.
Com uma confiança convicta e inabalável, categoricamente o salmista afirma: "O Senhor é meu pastor e nada me faltará".Nos versículos subseqüentes o salmista trata dos pormenores desse relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário