Envie esta página a um amigo!

terça-feira, 1 de julho de 2008

Devocional

O Caminho do Sucesso

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" Salmo 1.1

O primeiro salmo da Bíblia começa com a receita para a felicidade. "Bem-aventurado o homem", feliz é o homem que tiver estas atitudes. Deus sempre se importou com a felicidade humana. Seu prazer é que nos alegremos em cada dia da nossa vida. Fez um mundo maravilhoso, em perfeita harmonia, para que pudéssemos desfrutar dele.
Infelizmente o pecado trouxe com ele as adversidades que tanto atrapalham e, às vezes, impedem que alcancemos o nível de felicidade para o qual fomos criados.
Entretanto, Deus continua interessado que desfrutemos da felicidade que Ele preparou para nós.
O conselho do salmista começa falando sobre o que não devemos fazer para que essa felicidade seja real. Para que sejamos bem sucedidos em tudo o que empreendermos:
  1. Não devemos aceitar o conselho dos ímpios. Os ímpios não são filhos de Deus. A Bíblia os chama de filhos de belial, filhos da ira, filhos da desobediência. São dados a aconselhar, mas seus conselhos levam a caminhos de morte. Por onde passam semeiam contenda, desconfiança e inimizade. O homem que não anda segundo estes conselhos é bem sucedido.
  2. Não podemos parar no caminho dos pecadores. Pecadores são aqueles que não se preocupam com a vontade de Deus. Vivem conforme suas próprias regras. Infelizmente não podemos deixar de passar em seus caminhos. Eles estão por toda parte, mas não precisamos nem devemos nos deter no caminho deles. São caminhos sinuosos e, às vezes, até atrativos, mas o fim deles é morte. O homem bem sucedido não pára, não descansa, não se aloja nesses caminhos.
  3. Não podemos nos assentar na roda dos escarnecedores. Escarnecedores são aqueles que fazem pouco do que é sagrado. Fazem piadas com os conselhos bíblicos. Se colocam acima do bem e do mal. Escarnecem de tudo e de todos. Normalmente encontramos os escarnecedores assentados, bem instalados, de preferência com garrafas de bebidas alcoólicas à sua volta, porque aí a língua fica mais solta. Normalmente relaxados, senhores da vida, zombam e riem da lei, das autoridades, do sagrado, não respeitando nada. A Bíblia manda fugir deles. Assentar na roda dos escarnecedores é compactuar com eles. Mesmo quando você não consegue rir de suas piadas, o fato de estar ali, significa que concorda com elas, que é cúmplice da maneira de pensar e agir do escarnecedor. O homem de sucesso não se assenta junto com escarnecedores.
Então, o que faz um homem de sucesso? Uma pessoa bem-aventurada?

Só de seguir este conselho do salmista o homem já estará evitando uma série de problemas. Estará livre para fazer  suas escolhas com sobriedade.  Mas falaremos sobre o que faz o homem bem-aventurado em outras postagens sobre o Salmo 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário