Envie esta página a um amigo!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Uma Vida de Excelência

" Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?" Jeremias 12.5

Eugene Peterson escreveu o livro "Corra com os Cavalos", baseado na vida do Profeta Jeremias e principalmente, no texto acima, para falar  sobre  uma vida de excelência. Ele nos convida a sair da mediocridade, observando a caminhada de Jeremias com Deus. 
Antes de Jeremias conhecer a Deus, Deus o conhecia: "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci...". Isto muda completamente tudo o que pensávamos sobre Deus ao nosso redor.
Achamos que Deus é um objeto sobre o qual temos muitas perguntas. Sentimos curiosidade a Seu respeito e, portanto, formulamos muitas questões e lemos dúzias de livros sobre ele. Mergulhamos em discussões informais durante as madrugadas e vamos, de tempos em tempos, à  igreja para verificar o que está acontecendo com Deus. Ocasionalmente, um lindo pôr-do-sol ou uma maravilhosa sinfonia nos levam a cultivar um sentimento de referência ao Divino.
No entanto, esta não é a realidade de nosssa vida com Deus. Muito antes de começarmos a formular perguntas sobre Deus, Ele já nos questionava. Bem antes de cultivarmos um interesse nesse assunto, Deus nos submeteu ao mais intensivo e inquiridor conhecimento. Antes de nossas mentes serem traspassadas pelo pensamento de que Deus poderia ser importante, ele nos concedeu importância. Deus nos conhecia antes de sermos concebidos no útero materno. Somos conhecidos antes de conhecer.
Esta percepção leva a um resultado prático: não mais correremos sem direção, tomados pelo pânico e pela ansiedade, procurando pelas respostas da vida. Nossas vidas não são quebra-cabeças à serem montados. Antes, corremos para Deus, que nos conhece e pode revelar-nos a verdade de nossa vida. O erro primário que cometemos é contar conosco em vez de Deus. Ele é o centro no qual toda a vida se desenvolve. Se usarmos nosso ego como centro, a partir do qual estabelecemos a geometria da nossa vida, viveremos fora do verdadeiro centro.
Todas as reflexões sábias corroboram as Escrituras. Entramos em um mundo que não foi criado por nós. Crescemos  em direção a uma vida já preparada para nós. Chegamos a relacionamentos complexos que incluem outros desejos e destinos que já estão em pleno desenvolvimento antes de sermos introduzidos.  Se formos viver de forma apropriada, devemos ter a consciência de que estamos dentro de um contexto histórico que está em curso e que não será concluído por você, mas por Deus.
A minha identidade não tem início quando começo a me compreender. Há algo anterior que me leva a refletir sobre mim, e é o que Deus pensa a meu respeito. Isto significa que tudo o que  imagino e sinto é, por natureza, uma resposta a ninguém mais a não ser Deus. Eu nunca digo a primeira palavra. Jamais executo o primeiro movimento.
A vida de Jeremias não começou com ele. Tampouco sua salvação ou sua verdade. Ele entrou em um mundo no qual as partes essenciais de sua existência já eram história antiga. Assim também ocorre conosco.[...]
Antes mesmo de nascer, Jeremias foi convocado a lutar ao lado de Deus nesta batalha. Não lhe foram concedidos alguns anos nos quais pudesse observar ao redor, refletir e decidir em que lado se posicionaria ou mesmo se iria lutar por um dos lados. Ele foi escolhido como combatente do exercito divino. E assim ocorre com todos nós. Ninguém nasce neste mundo para ser apenas um mero espectador. Não há meio termo, ou aceitamos a vida para a qual fomos consagrados ou, traiçoeiramente, deserdamos dela. Não podemos dizer: "Espere um pouco! Ainda não me sinto pronto. Aguarde até que resolva algumas pendências". [...]
Deus opera para conquistar o mundo em amor e cada pessoa é selecionada da mesma maneira que Jeremias. O Senhor não fica esperando chegarmos à fase adulta para decidir se temos capacidade suficiente para integrarmos o seu time ou não. Antes mesmo de nascermos, Ele nos escolheu para ficar do Seu lado.

==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-==-
Transcrevi este pequeno trecho do livro: - "CORRA COM OS CAVALOS". -  A leitura deste livro está impactando minha vida. Não há vida de excelência sem um posicionamento correto; não há vida de excelência fora do Centro da Vontade de Deus, não há vida de excelência sem obediência genuína, não há vida de excelência sem doação de vida. A vida do Profeta Jeremias prova que é humanamente possível viver vida de excelência, mesmo que as circunstâncias não nos sejam favoráveis, mesmo que tudo conspire contra nós. O que nos faz ter vida de excelência nas circunstâncias adversas é a presença do Senhor conosco.
Você pode adquirir este livro na Editora Ultimato ou nas melhores Livrarias Evangélicas:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário