Envie esta página a um amigo!

terça-feira, 2 de março de 2010

A Educação dos Filhos




"Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um guerreiro, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta
".
Salmo 127: 3-5

Vejo muitos pais se perguntando: onde errei na educação dos meus filhos?
Outros afirmam: criei meus filhos na igreja e não entendo porque eles são tão revoltados e desobedientes.
Este salmo é esclarecedor.
A primeira afirmação no versículo 3 traz no seu bojo uma responsabilidade muito grande para os pais. Os filhos são do Senhor. Foram confiados aos pais para serem ensinados a amar e adorar a Deus.
O Salmista compara os filhos a uma flecha na mão do guerreiro. Uma flecha em uma mão qualquer, não tem alvo e, se tem, não o atinge. Mas na mão de um guerreiro a flecha tem outro poder. Ele mira e acerta o alvo.
A primeira característica de um guerreiro é que ele vive preparado para a batalha.
A segunda característica é que ele conhece seu instrumento de guerra e sabe usá-lo. Ele tem um alvo. Ele sabe retesar o arco.
A terceira característica é que ele estuda as circunstâncias e avalia as condições para usá-las a seu favor.Conhece o caminho do vento. Calcula a distância do alvo e o alinhamento da flecha com o mesmo. Quanto mais longe o alvo, mais alto deve ir a flecha para atingi-lo.
A primeira pergunta que um pai deve fazer é: tenho um alvo para meus filhos? Onde devo lançar minhas flechas?
Que alvo você tem para seus filhos? Muitos pais querem que seus filhos tenham a sua profissão. Outros sonham que eles  sejam bem sucedidos financeiramente. Se sacrificam para manter os filhos nas melhores escolas, não medem esforços para que eles possam ter vida melhor do que tiveram. O alvo é o sucesso dos filhos na sociedade.
Entretanto, o crente tem como alvo o coração de Deus. Não importa  a profissão que seu filho venha a escolher, não importa a escola que ele frequente... o que realmente conta, é que ele seja servo do Deus vivo. O sucesso dos seus filhos é se preservarem como herança do Senhor. Ele toma tempo educando o seu filho para ser um cidadão do céu.
O guerreiro só tem controle sobre a flecha enquanto a tem nas mãos. Por isso ele precisa manter a mira, para não errar o alvo; porque depois que ele solta a flecha não tem mais como redirecioná-la. Se ele a soltou displicentemente sem retesar o arco, ela certamente não alcançará altitude suficiente para alcançar o alvo. Se ele não mirou o alvo, ela sai sem direção.
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele". Pv 22.6
Não tercerize a educação do seu filho. Não existe no mundo ninguém mais qualificado do que você para educá-lo. Deus o confiou a você. Os familiares, a Igreja, a escola, são suportes que podem ajudá-lo nessa missão. Mas você é autoridade máxima sobre seus filhos.
Leia a Bíblia com seu filho. Ensine-o a amar a Deus sobre todas as coisas. Não espere ele crescer para ensinar. Desde o ventre, comece a ensinar sobre o amor de Deus. Faça-o saber que ele é herança do Senhor. Ensine-o a amar e respeitar autoridades. O dia que tiver de soltá-lo, ele já estará direcionado para o alvo. O coração de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário