Envie esta página a um amigo!

domingo, 7 de março de 2010

Dinâmica para Reunião de Pequenos Grupos

Uma Jóia nas minhas Costas

Esta Dinâmica pode ser usada em reuniões especiais de pequenos grupos, quando estamos tentando despertar os talentos. Reunião de senhoras fica excelente.
Prepare o espaço, e todas as condições para que a dinâmica possa fluir. Tenha todo o material necessário à mão. Leve os cartões já recortados em cartolina, leve os alfinetes, pincel atômico, não se esqueça de levar canetas. Prepare o local colocando as cadeiras em círculo de modo que  ninguém fique de costas um para o outro.
Instruções que devem ser dadas antes de começar a dinâmica:
 

Em seu relacionamento em grupo,você deve descobrir quais foram os tesouros de valor inestimável, depositados na vida de seu(sua) irmão(ã). Para descobri-los, é necessário seguir as pistas certas. Procure coisas como um sorriso, uma palavra de carinho, uma atenção desdobrada, capacidade de servir, orações interessadas, etc  (não vale nem uma crítica. Só podem ser listadas as virtudes).  São jóias, que estão depositadas em cada um de nós. Siga as instruções detalhadamente que você as encontrará.

Atividade do líder do grupo:
  1. Escreva o nome de cada componente do grupo em um cartão pequeno de cartolina ou papel sufite.
  2. Distribua os cartãoes, colocando  nas costas de cada pessoa, o nome da pessoa que ela deverá adivinhar quem é. (tendo o cuidado de não colocar o nome da própria pessoa em suas costas) use um alfinete para pregar o cartão e não deixe que ninguém veja o nome que está em cada cartão.
  3. Todos deverão adivinhar o nome que está escrito no cartão, que está em suas costas.
  4. Para tanto, cada participante, na hora de falar da pessoa cujo nome está em suas costas, deve tentar obter dos quatro participantes mais próximos,  (dois da sua esquerda e dois da sua direita), uma qualidade da pessoa cujo nome está em suas costas.
  5. As qualidades mencionadas deverão traduzir uma qualidade de caráter ou comportamento e não física.
  6. Cada comentário sobre esta pessoa deverá ser escrito em um cartão previamente  preparado e distribuido.
  7. Colha apenas uma informação de cada pessoa. (Sugiro que o líder determine quem vai começar a brincadeira, adivinhando quem  é a pessoa cujo o nome está em suas costas, e que seja o próprio líder a dizer o nome dela no ouvido das quatro pessoas que vão emitir opinião a seu respeito).
  8. As quatro pessoas vão colocar seu comentário em um mesmo cartão.
  9. Depois de ver as pistas dadas pelos colegas, ele(a) deverá descobrir quem é a pessoa cujo o nome está em suas costas. É muito importante que ele(a) descubro quem é, pelas virtudes descritas pelos colegas, aí, se ele quiser pode acrecescentar outras virtudes. Então ele(a), em voz alta,  lerá as pistas que os colegas deram através das virtudes que eles assinalaram e dirá o nome da pessoa, acrescentando sua própria opinião.
  10. Neste momento, se alguém mais tiver alguma virtude a acrescentar poderá falar. Todas as virtudes lembradas deverão ser escritas no cartão, bem como o nome da pessoa que as possui.
  11. No final, cada participante deverá receber seu cartão com a visão que os outros participantes têm a seu respeito.
  12. O líder deve se lembrar que algumas pessoas que estão participando podem ter ido para a reunião com a auto estima baixa. É muito bom que o líder reforce o fato de que os participantes possuem aquelas qualidades, visto que foram identificados por elas.
Agora que o tesouro foi achado, que cada um faça o favor de não enterrá-lo. São talentos que Deus te deu. O grupo todo precisa destes talentos para crescer e frutificar. Cada um de vocês tem uma importância singular, e imprescindível. Quando cada um colocar em prática suas virtudes, nosso grupo ficará fortalecido e o nome do Senhor glorificado.
Leia Mateus 25.14-30 e faça a aplicação. Não se esqueça de que em Mateus, aquele que enterrou seu talento ficou fora do Reino.

Observação: Esta dinâmica foi extraída, (com pequenas adaptações), do livro: Mutualidade - A dinâmica da Vida - Pr. Ubirajara Crespo. Editora Naós.
Ele se encontra  à venda na Editora Naós, e nas melhores livrarias evangélicas. Vale a pena adquiri-lo, tem muitas outras dinâmicas que o(a) ajudarão, por certo, a fazer seu grupo mais dinãmico e participativo.

2 comentários:

  1. Adorei a dinamica...levanta mesmo o astral das pessoas...

    ResponderExcluir
  2. Dinâmica bem dinâmica, gostei, parabéns!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário