Envie esta página a um amigo!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Universidade - Trote para Calouro

(I João 4:7-9) - "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos."

(I João 4:20-21) - "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. "

Creio que o trote universitário foi criado para introduzir os calouros no novo ambiente. Para quebrar o gelo.

Creio que era uma forma carinhosa de deixar os novos integrantes da universidade, bem à vontade. Essa recepção calorosa devia encher de orgulho e prazer o coração do calouro. Mas com o passar do tempo, a brincadeira inocente e afetiva tomou uma nova dimensão. Em diversos lugares e momentos a recepção passou a ser desagradável, humilhante e perversa.

Ano após anos, ouvimos o noticiário notificar os horrores dos trotes universitários. Apesar de todas as medidas tomadas para inibir estes trotes violentos, eles continuam se repetindo em nosso país. Todos repudiam as cenas de escárnio e violência, mas nenhuma medida se revelou eficaz.

Alunos que conquistaram o direito de concretizar o sonho de um curso universitário, de repente vêem-se tratados como espúrias da sociedade.

Os pais que investiram tempo e dinheiro para que seus filhos pudessem ingressar na vida acadêmica, lamentam e choram ao ver seus filhos, educados com respeito e amor, serem humilhados publicamente.

Alguns filhos nem podem voltar para casa. Vão diretamente para o hospital para tratar as feridas.

Entretanto, o que mais me impressiona é que os trotes não são aplicados por marginais ou bandidos violentos; são aplicados por outros filhos queridos, educados com respeito e amor, que já experimentaram a dolorosa recepção universitária. São aplicados por futuros profissionais que vão assumir cargos de liderança e influenciar os rumos da nossa sociedade.

Quero lançar um olhar cristão para esta situação desagradável. Esta atitude dos veteranos universitários denotam falta de Deus em suas vidas. Somente homens carentes da graça de Deus e distantes de Jesus Cristo podem cometer tal perversidade gratuita contra seu semelhante.

A ABU faz um trabalho louvável entre os universitários. Precisamos que outras frentes se levantem dentro de nossas igrejas para ocupar espaços na universidade, levando uma palavra de restauração e vida.

Violência se combate com amor e amor de Deus. Humilhação se combate com honra. Nossos jovens necessitam aprender a ter finesse em suas atitudes. Mas, sobretudo, precisam do poder transformador de Jesus Cristo.


Ministerio feminno disse...
Miss. Claudia. Ola amada , a paz. Estou aqui para apreciar o seu blog e agradecer pela visita ao meu.Deus te abencoe mais e mais.
14 de Fevereiro de 2009 17:14

5 comentários:

  1. Miss. Claudia. Ola amada , a paz. Estou aqui para apreciar o seu blog e agradecer pela visita ao meu.Deus te abencoe mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida....
    Voce sumiu do meu blog...qe acontece????? faz isso nao
    bjs

    ResponderExcluir
  3. ola amadinha.....
    como vai?
    Espero que muito bem....continue orando por nós, estou esperando contra esperança como Abraão.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia !!!

    Hoje pela manhão estava procurando uma palavra q falasse sobre trote,para q eu pudesse falar para os jovens da nossa igreja, q fazem brincadeiras(trote cristão) de extremo mau gosto nos congressos evangélicos, foi então q encontrei seu blog e q me ajudou muito, e só fortaleceu meu desejo de lutar para acabar de uma vez por toda com essas brincadeiras tolas e q assim ao fim de cada congresso teremos jovens alegres, cheios do Espirito Santo e sem os famosos rancores pós congresso.
    Um enorme abraço e q DEUS continue te usando .
    Bjussss!!
    Almerinda(netinha-27@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Almerinda

      Fico feliz em poder ajudar.
      Infelizmente, até nos Seminários Teológicos, lugar onde as pessoas vão para se prepararem para exercer liderança cristã, os trotes costumam ser abomináveis.
      Toda brincadeira precisa ser agradável a todos; brincadeira onde só alguns se divertem às custas dos outros, é amoral, sem graça, e principalmente é anti cristã.
      Escrevendo aos Filipenses o Apóstolo Paulo recomenda uma atitude totalmente contrária ao trote. Ele recomenda que cada um prefira o outro em honra. Preferir o outro em honra é dar a ele o melhor lugar, é proprcionar a ele momentos agradáveis, é cooperar para que ele sobressaia no que se propôs fazer. É abrir passagem para o outro. É servir de trampolim para que ele tenha sucesso.
      Se cada um de nós exercitar esta recomendação de Paulo, certamente não haverá lugar para trotes, nem para violência e covardia contra moradores de rua, nem ataques a velhinhos. Teremos uma sociedade mais tolerante, mais paciente, mais amorosa, mais compremetida com o bem estar alheio.
      Que Deus a abençoe e você alcance o coração destes jovens, porque permitir que este tipo de brincadeira continue em acampamento evangélico, em seminários teológicos é alimentar a carnalidade e a impiedade do homem sem Deus.

      Excluir

Obrigada por deixar seu comentário