Envie esta página a um amigo!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Tabernáculo do Senhor




(Salmos 15:1) - "SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? "



Davi faz a pergunta que muitos têm vontade de fazer: Quem morará no teu santo monte? Quem será salvo?



O Santo Monte do Senhor é um lugar especial. Um lugar seguro; nele não há medo, incertezas, tristeza, sofrimento ou dor. Ali, o próprio Pai limpará de nossos olhos toda lágrima. Não haverá separação. Todos os que ali chegarem receberão galardão por suas obras; receberão coroa de glória por terem perseverado até o fim. Participarão do banquete preparado para os vencedores e Jesus mesmo há de se cingir para servir à mesa.



A pergunta do salmista é respondida nos versículos que se seguem. O Santo Monte do Senhor não é lugar que se chegue de qualquer maneira. É para aqueles que observarem e cumprirem as instruções do Senhor. É necessário assumir atitudes que agradem ao Rei, Criador e Senhor de todo o Universo. O versículo 2 já começa a delinear o estreito caminho a seguir:



2 - "Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração".


Andar sinceramente - Aquele que anda nos fala de um movimento contínuo. Já a palavra sinceramente vem da expressão sem cera. Antigamente os defeitos da madeira nos móveis eram cobertos com cera antes de serem envernizados. As pessoas passaram a pedir móveis sem cera, autêntico. Por afinidade podemos dizer que sinceridade significa sem máscara, autêntico, sem hipocrisia. Praticar a Justiça vai muito além de apregoar a verdade, além de denunciar o erro e o mal. Praticar a justiça é viver de forma justa, é viver praticando o bem. Paulo escrevendo aos Efésios diz que "...Somos feitura sua (de Deus), criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas". Falar a verdade no seu coração. Muitas vezes ouvimos a expressão "meia verdade". Outras vezes as pessoas querem particularizar a verdade e dizem: "a minha verdade". Mas a Palavra nos fala da verdade no coração. Ainda que venhamos a construir uma verdade que nos favoreça e convença as pessoas ao nosso redor a nos dar razão, a verdade continua no nosso coração. Podemos enganar o mundo todo transformando a mentira em verdade, mas no nosso coração sabemos que praticamos o engano. Então o salmista diz que subirá no Santo monte do Senhor aqueles que falam a verdade no seu coração.



Os versículos subsequentes são um desdobramento do versículo 2. Eles continuam falando de forma mais detalhada dos requisitos para ser um habitante do Tabernáculo do Senhor.


3-5" Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado. "



Como podemos ver, não é coisa fácil morar no Santo lugar. É preciso santidade. O escritor aos Hebreus diz que sem santidade não podemos ver Deus. Fomos chamados a nos consagrar ao Senhor. Paulo fala sobre a luta interior para se santificar: "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço". Romanos 7.19 Em outra passagem ele diz que a carne milita contra o espírito. Então parece que o Tabernáculo, o lugar Santo do Senhor é inatingível.


Sozinhos jamais conseguiríamos chegar lá. Mas Deus em sua infinita misericórdia providenciou um novo e vivo caminho para que possamos chegar ao seu santuário: o sangue de Jesus Cristo. (Hebreus 10:19) - "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras".



O caminho continua estreito. Fomos chamados para nos separar para Deus. Ainda temos que andar conforme instrui o Salmo 15, mas hoje temos o Espírito Santo que nos conduz a toda verdade e é o penhor da nossa herança. Hoje temos Jesus que nos justifica e santifica. Caminhemos, portanto, como santos de Deus, na firme esperança de morar no Santo monte do Senhor, de habitar em seu Tabernáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário