Envie esta página a um amigo!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Vale a Pena a Velhice?



"Era Barsilai mui velho, da idade de oitenta anos; ele sustentou o rei quando este estava em Manaain..." 2 Sm 19.31

Gosto deste personagem, encanta-me a maneira como ele nos ensina a viver. Barsilai era um homem velho, 80 anos, mas não era alienado do que estava acontecendo em seu país. Se fosse hoje ele estaria nas urnas, escolhendo o melhor candidato.

Naquele momento, dois homens, Davi e Absalão, se intitulavam rei de Israel. O povo deveria discernir, e, com seu apoio, definir quem era realmente o escolhido de Deus.

Mais que isto, Barsilai vem ao encontro de Davi, no momento de crise. Abre sua casa, dá conselhos e disponibiliza discípulos seus para abençoar a nação. Ele não usa sua influência em benefício próprio.
Na oportunidade de ir para Jerusalém ser honrado pelo rei, ele, ao invés disso, envia alguém de sua confiança para servir ao rei e não um sobrinho incompetente para uma "função pública em Brasíllia".

Por que não foi? Não foi porque sabia de suas limitações. Exigia respeito por sua idade, sendo produtivo, abençoador, conselheiro, administrador e principalmente temente a Deus, conhecendo seus propósitos. Mas sabia que não deveria estar se expondo de maneira exagerada, que não era mais jovem. Era um homem que se contentava com o que tinha, que sabia usar a força que ainda guardava, de maneira produtiva para si e para a nação (19.35).

Este equilíbrio em ser produtivo sem ser exagerado, sem romper os seus limites, é fundamental para a Terceira Idade.

"...Davi beijou Barsilai e o abençoou" (39), com gratidão e respeito. Devemos fazer o mesmo com os nossos velhos.

Se cada ancião tiver a postura de Barsilai e cada jovem a atitude de Davi, de reconhecimento e gratidão, então a Terceira idade vale a pena. O mundo precisa saber que uma vida na Terceira Idade, vale mais que o mundo inteiro.


Pr. Cleydemir Oliveira - PIBANI
Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário