Envie esta página a um amigo!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Dez Dicas + uma para Organizar Culto de Missões.


DICAS PARA PREPARAR O CULTO DE MISSÕES DA SUA IGREJA





1 - Comece a preparação 30 dias antes.



2 - Oração. Envolva a igreja em oração por missões. Ore pelo tema a ser trabalhado, pelo pregador que será convidado, pelo país que será enfocado, pelas pessoas que serão diretamente envolvidas. Peça as irmãs de oração para batalhar espiritualmente pelo país durante todo o tempo de preparação.



3 - Escolha um tema. Trabalhe este tema com cartazes, painéis, louvores etc.



4 - Escolha o país e faça uma pesquisa sobre o país em questão. Procure saber das ansiedades, das necessidades, das dificuldades, das conquistas, das relações familiares, sociais e afetivas, da religiosidade. Quais são suas crenças, seus princípios e valores. Compartilhe suas descobertas com a equipe de oração para que eles possam orar objetivamente.



5 - Peça 5 ou 10 minutos ao pastor para falar sobre o país escolhido em todos os cultos. Leve notícias rápidas e envolventes. Informe a igreja sobre a cultura, sobre a condição espiritual, sobre a condição sócio-econômica, sobre a forma e força política, sobre a carência e tudo o que você puder conseguir para envolver a igreja com aquele país, em oração. Ore com a igreja nesses 5 ou 10 minutos.



6 - Prepare um painel e coloque notícias pitorescas e interessantes sobre o país, vai acrescentando a cada culto uma informação. Consiga fotos, ou figuras sobre a bandeira e símbolos daquele país. Sobre lugares turísticos, inclusive lugares de romaria que comprovem a crença daquele povo. Por exemplo, no Brasil, a Aparecida do Norte é um local turístico e de romaria; no Peru, vão pessoas de longe para fazer "contatos" em Machu Picchu, explore estas informações para sensibilizar a igreja quanto a necessidade espiritual daquele povo.



7 - Desde o início envolva a equipe de louvor no seu projeto. Para que eles ensaiem músicas de acordo com o tema e com as condições daquele país. Envolva os professores de Escola Dominical. As crianças precisam participar. Faça com que os professores façam cofrinhos com o nome daquele país, informe as crianças, na linguagem deles sobre as crianças e as necessidades delas.



8 - Descubra missionários que estão naquele país, procure fazer contato, eles ajudarão muito, compartilhando as necessidades reais do local. Faça uma relação desses missionários e coloque no painel que você armou, com os seus pedidos de oração. Se possível, coloque fotos deles.


9 - Se puder, envolva os jovens. Peça o líder dos jovens para fazer uma gincana voltada para missões, ou para ensaiar alguma peça... Enquanto preparam, que tal envolver a igreja em missão local? Atividades missionárias com as crianças, com os jovens e com a terceira idade. Atividade que traga recursos para enviar algo para os missionários mais necessitados naquele país...


10 - Procure um pastor ou missionário que tenha algum conhecimento sobre o país em questão e que esteja de fato envolvido com missões para pregar. Avise com antecedência para que ele possa se preparar.


11 - Bom, chegou a hora de ornamentar a igreja para o grande dia. Chegamos ao culto. Enfeite a igreja com bandeira, símbolos, e cartazes sobre o país. Coloque bandeiras de outros países que têm sua história entrelaçada com a do país escolhido. Enfeite a igreja com as cores da bandeira do país escolhido. Combine com o líder das crianças para vestir as crianças a caráter e dê um espaço no culto para que elas cantem ou apresentem uma peça curta. Ao final do culto você pode oferecer alguma comida típica do país, envolva a equipe de senhoras nisto.





Arregace as mangas e dê o seu melhor. A recompensa vem do Senhor. Parece muito trabalho, mas se você colocar seu coração e seu esforço, você vai ver que vale a pena. Como o anjo disse a Gedeão, eu digo a você agora: "Vai nesta tua força, o Senhor é contigo."

29 comentários:

  1. amei dua dica !!! QUE Todo Poderoso te unja com óleo de algria cad vez mais..Shalom

    ResponderExcluir
  2. Cleuza, muito obrigada por postar essas informações tão importantes. Que Deus te cubra de todas suas bençãos celestiais e terrestres.
    Giselle

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por essas dicas maravilhosas, Jesus continue te abençoando, repassar o que aprendeu é um dom, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Foi de grande importancias as informações acima prestadas, vai me ajudar muito na formulação do culto de missões da minha igreja.
    Deus que continue abençoando cada dia mais e mais, e conceda o desejo do teu coração. shalom

    ResponderExcluir
  5. valeu mesmo é de grande valia as suas dicas obrigado.

    ResponderExcluir
  6. vlw pelas idéias. Se vc tiver uns modelos de cartazes tbm é de meu interesse.

    ResponderExcluir
  7. muito obrigado pelas informações,pois e o primeiro culto que estarei organizando na minha igreja. Que Deus te abençoe e te renove a cada dia, que te dê sabedoria nessa grande obra que é o trabalho missionario.Fique na paz.

    ResponderExcluir
  8. obrigado pelas dicas dadas, elas são de muita valia. Que o Senhor continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  9. Fiz isso no mÊs passado e foi uma benção. As crianças ficaram lindas vestidas com roupas caracteristicas de cada região brasileira.E o Culto foi tão maravilhoso que do nada começou a chover. O nosso tema foi Missões Nacionais "Brasil pátria amada, podemos fazer muito mais", com versículo chave de Isaias 52.7. Foi maravilhoso o culto.

    ResponderExcluir
  10. parabéns pelas dicas amei!!!!! http://www.blogdoantoniomoreno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. gostei das dicas,sempre procuro renovar nos cultos,faços vitrines vivas, coreografias e escolho alguns jovens para trazerem noticias em quinze em quinze minutos sobre o que esta acontecendo em outros paises,distribuo envelopes para a contribuiçao e junto peço aos irmaos para colocar seus pedidos de oraçao.anuncio no carro de som,faço cartazes e coloco no lado de fora da igreja com fotos de igrejas perseguida e missionarios!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelos comentários. Sou abençoada quando abençoo. Que Deus continue dando um coração missionário e muita criatividade a todos vocês.
    A pergunta de Deus para todos nós é: O que você tem nas mãos? É só dispor para Deus e deixar o resto com Ele. Dele vem a sabedoria, a habilidade e a capacitação. Vamos cumprir nossa missão.

    ResponderExcluir
  13. Nossa!!! A mei essas dicas e já vou usá-las para organizar os cultos de missôs da minha igreja. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. Amei!!!!!!
    PARABÉNS PELAS IDÉIAS MUITO PROVEITOS
    E CERTAMENTE VOU UTILIZAR E CONTINUE POSTANDO NOVIDADES
    qUE DEUS TE ABENÇÕE MUITOOOOOOOOO
    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  15. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Essas dicas me ajudaram muito...

    ResponderExcluir
  16. muito bom me trouxe plena ilumunaçao p o culto de missoes sou presidente da semadna ore por mim preciso mt bjs apaz!!

    ResponderExcluir
  17. Amei suas dicas. Passarei para o coordenador de missões da igreja que sou membro. Que Deus continue lhe abençoando. A paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  18. muinto obligado pela a ajuda pos na minha igreja sou so eu como ajente missionario que Deus te abencoe!.

    ResponderExcluir
  19. muito obrigada minha irmã.estou começando agora nos cultos de missões e preciso muito de dicas.Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  20. eu gostei das dicas agora sei que e muito importante envolver todos da igreja pois só assim o trabalho frui de maneira especial que Deus abençõe.

    ResponderExcluir
  21. Gostei das dicas, que Deus te abençoando.

    ResponderExcluir
  22. A PAZ DO SENHOR IRMÃ GOSTEI DAS DICAS ,E PEÇO ORAÇÃO POIS AQUI NO MEU BAIRRO ESTÁ MUITO DIFÍCIL TRABALHAR COM MISSÕES AGRADECERIA MUITO EM NOME DO SENHOR

    ResponderExcluir
  23. Muito bom! Você está ajudando mita gente mesmo.....

    ResponderExcluir
  24. Quando estamos na dependência de Deus, Ele nos encarrega de levar aos perdidos a sua paz e salvação, sendo para nós a missão primordial como corpo e igreja de Cristo. Parabéns pelas dicas do Culto de Missões! Seria tão bom que todo o corpo de Cristo aqui na terra se despertasse para essa finalidade. Logo, logo Jesus irá voltar e vai pedir contas dos talentos que nos entregou e o que será daqueles que o enteraram??!!!!

    ResponderExcluir
  25. Me ajudou a tirar algumas das minhas dúvidas
    Deus abençôe sua vida.

    ResponderExcluir
  26. Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. assumirei o departamento de missões nesse ano de 2015,fico feliz porque a maioria das dicas ja estavam no meu coração então sei que estou no caminho certo,se possível deixe seu face para poder-mos entrar em contato,o meu é ragechaves@gmail.com obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário