
Jesus confronta assim alguns que creram nEle: “se pois o filho vos libertar sereis verdadeiramente livres”. Antes porém de falar de ser livre Ele fala de ser Discípulo: “Se permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”. Só é livre quem é discípulo e só é discípulo quem não é mais escravo do pecado e só se torna livre do pecado com a morte.
Algumas frases sobre o discipulado nos têm chegado. Todas elas instigantes: “A salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos”(B. Graham). Para pensarmos em salvação basta considerarmos a morte de Jesus. Para considerarmos o discipulado vamos considerar a nossa própria morte. O discípulo não tem vontade própria. A vontade de Deus e que deve prevalecer. O discípulo busca gloria de Deus. O discípulo vive para abençoar os outros. Há três características de pessoas crucificadas com Cristo: “Ela não tem planos próprios, olha apenas em uma direção e não se deixa vencer” (A.W.Tozer).
Então a primeira resposta para sabermos se somos verdadeiramente livres é se somos discípulos segundo os critérios da palavra. Depois de nos ensinar sobre liberdade, o livro de João nos dá um exemplo de uma pessoa verdadeiramente livre (entre outros) no capítulo 12: uma mulher, percebendo a hora em que vivia, traz o melhor perfume, derrama nos pés de Jesus e enxuga-os com os seus cabelos, adorando ao Senhor. Era um perfume muito caro. Ela tinha o direito de guardá-lo para si, ou de vender e dividir com os pobres mais ela quis adorar o Senhor. Usou sua liberdade com discernimento, pois era a última oportunidade de compartilhar com o seu Mestre antes de sua morte e a fragrância daquela adoração encheu toda a casa.
Sinto que a fragrância daquele perfume era liberdade. Só é livre quem consegue espontaneamente dar o melhor de si ao Senhor; só é livre quem tem a Ele como alvo independente do que vão falar, pois julgaram e condenaram a atitude dela. Só é livre quem ama o Senhor incondicionalmente. Se não guardamos nenhum “frasco de nardo puro” para nosso uso exclusivo e estamos dispostos a disponibilizar tudo para a glória de Deus, segundo a Verdade de Deus, somos verdadeiramente livres. Que a fragrância da liberdade seja o seu cheiro que te acompanhe a cada passo!
Pr. Cleydemir